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Quick Pitch: Fundable ajuda a startups crowdfund.
Genius Idea: aproveitando a nova legislação que torna o crowdfunding legal.
A Kickstarter pode ter fornecido milhões de dólares em fundos de sementes para startups, como a Pebble Technology, mas a empresa - que arrecadou mais de US $ 200 milhões para 22 mil produtos - não tem intenção de se tornar um centro de divulgação no sentido do investimento literal.
"Nós não estamos preparando a onda de equidade, se isso acontecer", disse o co-fundador da revista Kickstarter, Perry Chen, em entrevista recente com o GigaOm. "A verdadeira ruptura é fazê-lo sem equidade".
Fundável não concorda. O lançamento, lançado na terça-feira, planeja tirar proveito das novas leis de crowdfunding que tornam legal a startups para solicitar investimentos publicamente online e aceitar dinheiro com investidores não credenciados.
Seu site irá oferecer aos investidores duas opções. O primeiro será contribuir com o dinheiro em troca de um produto ou recompensa, que é como o processo funciona no Kickstarter. O segundo será apoiar uma partida em troca de uma participação acionária nela.
Misturar os dois modelos colocaria o Fundable além de apenas o Kickstarter, mas também o CircleUp, outra empresa que planeja criar oportunidades de crowdfunding online na sequência das novas leis, mas não oferece uma opção de angariação de fundos baseada em recompensas.
Mas a empresa ainda tem alguns obstáculos para limpar antes que ele possa colocar ambos os modelos no lugar.
A legislação Crowdfunding é tão nova que a US Securities and Exchange Commission (SEC) não estabeleceu regras para isso - é necessário fazê-lo até 4 de julho - e a Fundable precisa ser aprovada pela SEC como intermediário antes de poder lidar investimentos.
Enquanto isso, a empresa está focada na oferta de ofertas baseadas em recompensas - o que faz com que pareça, por enquanto, como uma versão menos populosa do Kickstarter.
7 coisas para saber antes de gastar um centavo no crowdfunding.
A maioria das pessoas concorda que apoiar o Pebble foi uma boa escolha, mesmo que a empresa finalmente se afastasse do modelo de crowdfunding. Antonio Villas-Boas / Tech Insider.
Você pode encontrar todos os tipos de produtos e projetos legais para apoiar sites de crowdfunding como o Kickstarter e o Indiegogo. Mas se algo der errado - como se sabe que aconteceu - você será deixado para secar, sem seu dinheiro e sem sua recompensa.
Esse é o risco de crowdfunding. Â Muitos investidores já estão cientes desse risco, mas muitos outros foram surpreendidos por uma campanha que parecia tão atraente que eles não levaram tempo para analisá-lo.
Sabendo exatamente como é bem sucedido uma campanha é uma habilidade importante. O Tech Insider falou com especialistas da Associação Nacional dos Advogados do Consumidor e da Federação de Consumidores da América e examinou o conselho da Federal Trade Commission para fazer sua diligência na avaliação de um campanha de crowdfunding.
Aqui está o que ter em mente ao decidir se você deve contribuir com uma campanha ou não.
Ver como: uma página slides.
1. Se algo parece muito bom para ser verdade, provavelmente é.
Às vezes, as pessoas vêem uma campanha de crowdfunding para um dispositivo que promete a incrível capacidade de votação e filmagem de uma câmera de um drone que custaria cinco vezes mais de um fabricante tradicional ou talvez um dispositivo que os fabricantes alegam vontade de deixar a pessoa média respirar debaixo d'água sem uma tanque de mergulho.
Mas quando uma campanha está fazendo promessas incríveis, é quando os potenciais apoiadores devem dar um passo para trás. O Comissário da FTC, Terrell McSweeny, escreveu uma postagem convidada para o Huffington Post, avisando potenciais patrocinadores para fazer algumas perguntas: "Se o projeto envolve a fabricação de um produto ou gadget, as afirmações sobre o produto e a tecnologia envolvida parecem plausíveis? " В.
O velho ditado "se algo parece ser verdadeiro, provavelmente é", se aplica aqui ", diz Ira Rheingold, diretor executivo da Associação Nacional dos Advogados do Consumidor.
2. Avalie as pessoas que estão por trás da campanha para ter certeza de que possuem as habilidades necessárias para realizar o projeto.
Após certas falhas notáveis da campanha de crowdfunding, diversos criadores de projetos perceberam (tardiamente) que nunca tiveram as habilidades e os conhecimentos necessários para realizar o que esperavam alcançar.
Steve Tan, o principal ativista por trás do smartwatch Kreyos, conseguiu levantar US $ 1,5 milhão no Indiegogo com a promessa de um relógio poderoso, controlado por gestos e impermeável com duração de bateria de uma semana, tudo por cerca de US $ 150.
Mas o smartwatch não conseguiu entregar, e Tan explicou que a falha em uma publicação média. Sua equipe de lançamento, incluída, era composta por comerciantes com conhecimento técnico muito limitado. Eles terceirizaram o design e produção de relógios para uma empresa na China que não conseguiu entregar e "Tan escreve", afastou-se com boa parte do dinheiro.
"Não dê seu dinheiro, porque [algo] parece legal", diz Rheingold. Lembre-se de perguntar, ele sugere: "Quem são as pessoas que apresentaram essa idéia?" В.
Se um projeto exigir engenheiros qualificados e experientes para garantir que esses engenheiros estejam trabalhando no projeto.
3. Não investe dinheiro em equity crowdfunding que você não está preparado para perder.
A partir de 16 de maio, "equity crowdfunding" é permitido pela Securities and Exchange Commission. Em vez de contribuir com dinheiro para uma campanha na esperança de obter um produto ou apoiar um esforço criativo, os investidores poderão contribuir com o financiamento para obter ações de uma empresa incipiente.
"Isso é algo que as pessoas estão olhando como um investimento para obter um retorno sobre o seu dinheiro", diz Barbara Roper, diretor de proteção dos investidores da Consumer Federation of America. A Roper descreve o processo como semelhante a investir em uma inicialização, esperando que ele decolasse. "Mas a grande maioria das pequenas empresas falha", diz ela.
A maioria dos investidores em capital de risco sabe que a maioria das empresas em que investem não vai se tornar rentável - eles apenas esperam fazer investimentos bem sucedidos suficientes para compensar a diferença.
No entanto, para a maioria dos singulares ocasionais, muitos que nem sequer economizaram aposentadoria, será muito difícil fazer especulações de dinheiro em empresas em fase inicial.
"Não investe nenhum dinheiro que você não pode perder facilmente", diz Roper.
4. Procure provas de sucesso passado - ou falha.
Se alguém arrancou e entregou em uma campanha bem sucedida de crowdfunding no passado, é um sinal de que eles sabem como lidar com os próximos desafios.
Quando o time por trás do smartwatch Pebble lançou sua primeira campanha do Kickstarter, os patrocinadores podiam ver o protótipo de trabalho que existia no momento. O relógio já havia recebido uma certa quantia de financiamento para o desenvolvimento e, portanto, não era um começo total do zero. Isso passou a ser o Kickstarter mais financiado (na época).
Mesmo assim, ainda havia vários atrasos ao receber o relógio para os patrocinadores. Mas a equipe do Pebble puxou-o. E quando eles voltaram para o Kickstarter para arrecadar fundos para outro relógio, essa equipe estabeleceu outro recorde de angariação de fundos.
É importante ver que a equipe que está por trás do projeto deu aos patrocinadores uma razão para acreditar que eles podem alcançar seus objetivos, diz Rheingold. "Essas pessoas têm antecedentes e podem continuar a confiar?"
5. Estudar o plano de negócios - ou falta disso - para ver se as pessoas serão capazes de entregar.
As qualificações das pessoas por trás de uma campanha de crowdfunding são cruciais. Mas não é apenas sobre quem está planejando o projeto - é sobre o que seu plano realmente é. É por isso que é importante ver se as pessoas que estão por trás da campanha estão prontas para lidar com os desafios que enfrentam quando chegar o tempo de entrega.
Os fãs da série de televisão "Veronica Mars" tiveram boas razões para se excitar quando a equipe do show anunciou um Kickstarter para levantar fundos para um filme de "Veronica Mars".
Desde que o Kickstarter foi lançado pelo criador do show Rob Thomas e a atriz principal Kristen Bell esteve envolvida com o projeto desde o início, o pessoal-chave já estava lá. E Thomas explicou que eles já haviam chegado a um acordo com a Warner Bros. - eles apenas tiveram que mostrar que havia um interesse suficiente para os fãs.
Mesmo com uma boa equipe, a distribuição de um filme é um desafio, algo que Thomas explicou desde o início. Este acabou por ser o primeiro filme de um grande estúdio que foi lançado simultaneamente de forma teatral e para serviços de transmissão.
6. Descubra se os criadores do projeto têm ou não um protótipo para qualquer dispositivo que você esteja interessado em financiar.
Se uma campanha de crowdfunding estiver arrecadando dinheiro para um produto ou dispositivo tecnológico, há razões adicionais para ser cauteloso.
O Kickstarter requer um protótipo para qualquer dispositivo de hardware e eles proíbem o uso de renderizações fotorealísticas que possam confundir um suporte para pensar que existe um protótipo quando não existe. Isso é porque "[o] hardware é difícil, então queremos que os criadores de hardware sejam extra-claros com os patrocinadores sobre o estado do projeto e o trabalho restante", disse um porta-voz da Kickstarter ao Tech Insider.
Mas muitos sites crowdfunding não possuem tais requisitos.
Os criadores podem fazer um argumento justo de que precisam de financiamento antes que eles possam até fazer um protótipo, então eles podem querer aumentar esse financiamento no Indiegogo ou em outro site de crowdfunding. Mas um investidor deve saber que um produto sem um protótipo é ainda mais longe da conclusão. Isso torna potencialmente menos provável que se concretize.
7. Comprador cuidado.
Esta parte deve ser clara. Empresas como Kickstarter e Indiegogo afirmam claramente que não são lojas, e muitos apoiantes sabem que não estão fazendo compras quando financiam uma campanha.
No entanto, enquanto os patrocinadores são aqueles que estão assumindo todo o risco de uma campanha, vale a pena ressaltar que esse risco existe. Muitos projetos criativos fantásticos e outros produtos são criados com crowdfunding, projetos que não existiriam sem esse modelo de financiamento.
Mas algumas coisas são apenas impossíveis, e cabe aos patrocinadores crowdfunding fazer sua diligência e decidir se um projeto realmente vale a pena.
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Se você retornar um projeto Kickstarter que vende por US $ 2 bilhões, você merece se enriquecer?
Os apoiantes de Oculus poderiam ter recebido um retorno de 145x na sua doação. É por isso que nunca teria acontecido.
O fone de ouvido de realidade virtual Oculus Rift arrecadou US $ 2,4 milhões no Kickstarter, sem restrições. Esses doadores não estavam procurando um pagamento; eles queriam apoiar algo em que eles acreditavam, e talvez conseguissem um par de óculos de realidade virtual para jogar. Mas quando o Facebook comprou a Oculus um ano e meio depois por US $ 2 bilhões em dinheiro e estoque, os apoiantes se perguntaram: e se eu pedisse a equidade em vez de um cartaz? "Eu preferiria comprar algumas partes da Oculus em vez do meu fone de ouvido VR obsoleto de $ 300, agora inútil", escreveu o dono Carlos Schulte.
Se a doação de Schulte tivesse sido um investimento, ele poderia ter ganho cerca de US $ 43.500, estima Greg Belote, o cofundador da plataforma de crowdfunding de capital Wefunder - um impressionante retorno de 145x.
O Kickstarter não permite que os criadores ofereçam equidade, e a empresa disse que nunca o fará. Mas um monte de outros sites crowdfunding em breve será lançado para preencher essa lacuna.
"Eu preferiria comprar algumas partes do Oculus em vez do meu fone de ouvido VR obsoleto de $ 300.
Anteriormente, investir para a equidade estava restrito a um grupo de elites e ricos dos chamados "investidores credenciados". Mas sob o Título III da Lei Jumpstart Nosso Negócio Startups (JOBS), as empresas poderão emitir ações para a troca pública de pequenos investimentos, assim como as campanhas do Kickstarter recompensam os patrocinadores com t-shirts e outros brindes. Já existem dezenas de sites de crowdfunding baseados em ações na linha de partida - Wefunder, SeedInvest e Crowdfunder são apenas alguns - esperando que a Securities and Exchange Commission (SEC) emita regras finais ainda este ano.
Kickstarter disse que não é um lugar para comprar coisas, e não é um lugar para investir em coisas - é um lugar onde os fãs podem apoiar e se conectar com artistas que amam. "O Kickstarter não mudará para um modelo baseado em ações", disse o CEO Yancey Strickler à Science Popular no ano passado. "Nós acreditamos que a verdadeira interrupção vem de pessoas que apoiam as coisas porque elas gostam delas, ao invés de encontrar coisas que produzam um bom retorno sobre o investimento".
Essa atitude sugere que as empresas no caminho certo para uma mega-saída podem parecer cada vez mais fora do lugar no Kickstarter, já que os concorrentes seguem os patrocinadores que desejam ganhar dinheiro. "Acho que [a aquisição da Oculus] mudará a forma como as pessoas olham para o Kickstarter", diz Belote. "Se houver este histórico de empresas fazendo coisas realmente legais adquiridas desde cedo, é como um fracasso". A Kickstarter recusou-se a comentar a aquisição da Oculus.
Kickstarter disse que não é um lugar para comprar coisas, e não é um lugar para investir em coisas.
Em contrapartida, as empresas que se adquirem no início seriam vencedoras de sites de crowdfunding de capital próprio. Esses sites dizem que democratizam a investir, deixando o pequeno cara entrar na ação. Slava Rubin, CEO da rival Indiegogo, disse que quer interromper "o porteiro que decidiu quem recebe dinheiro". A Indiegogo fez lobby para avaliação de capital e diz que provavelmente será introduzido de alguma forma.
Mas a idéia de que os patrocinadores do Kickstarter poderia ter ou deveria ter feito dinheiro com a aquisição da Oculus é ridícula, diz Mo Koyfman, sócio da Spark Capital, que liderou a primeira rodada de investimentos da Oculus. Oculus arrecadou dinheiro no Kickstarter porque queria ver se as pessoas queriam e comprariam o produto, e se os desenvolvedores o queriam e iria construir jogos para ele. A campanha de grande sucesso validou essa premissa e tornou muito mais fácil para Oculus arrecadar dinheiro com capitalistas de risco, diz ele - mas não havia nenhum incentivo para que ofereçam capital nesse momento.
"Só porque as pessoas dizem, 'Bem, eu quero equidade nesta empresa' não significa que esteja disponível", diz Koyfman. "Eu não acho que os patrocinadores do Kickstarter estavam apoiando porque queriam uma vitória financeira ... eles queriam tentar, queriam experimentá-lo, queriam vê-lo. Eles conseguiram exatamente o que eles esperavam".
E se Oculus fizesse outra campanha do Kickstarter para um novo fone de ouvido, não teria problemas para financiar novamente, ele diz.
Se oculus fez outro Kickstarter hoje para um novo fone de ouvido, não teria problemas para financiar novamente.
No futuro, é provável que as empresas continuem a usar o crowdfund para pré-vendas da maneira que o Oculus fez, sem oferecer equidade. Também veremos empresas com produtos menos tangíveis crowdfund para equidade, a fim de comprovar o seu produto antes de aumentar o dinheiro sério. E é provável que as empresas façam uma mistura de ambos - executando uma campanha no Kickstarter para recompensas, e outra em um site de compartilhamento de ações para estoque. A existência de crowdfunding de equidade não significa que as aquisições de estilo Oculus necessitarão necessariamente de riquezas em apoiadores iniciais. Algumas riquezas ainda são reservadas para os ricos.
Leia a seguir: nossa revisão Oculus Rift.
Neste Storystream.
De Kickstarter para o Facebook: a história completa de Oculus Rift.
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